AS 10 COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS PARA O PROFISSIONAL DA NOVA ERA


Quase 40 dias de isolamento aqui no Brasil. Nunca tivemos tantas novas situações simultâneas: home office, homeschooling, empresas fechando, demissões, reduções salariais, férias coletivas, polêmicas na área política, controvérsias medicamentosas, internet congestionada, streamings, lives de todos os tipos, solidariedade, doações, reestruturações, revisões, adequações: todo mundo precisou se adaptar de algum jeito. E no fundo, as perguntas são as mesmas: o que vai acontecer daqui para frente no mercado que eu trabalho? Eu e minha família estamos seguros? Como posso me preparar neste momento?

Respostas exatas não existem. De acordo com os maiores e melhores nomes da atualidade, temos algumas projeções em termos de economia, trabalho remoto, digitalização e características que qualquer profissional precisa para se manter num jogo que teve suas regras alteradas no meio da partida. E neste caso, acredite, a maioria das respostas estão dentro das suas próprias emoções.

Falei recentemente sobre a minha experiência com Adaptabilidade e podemos considerar que esta é a palavra que define o momento atual. Absolutamente todo mundo precisou fazer pelo menos um tipo de adaptação na vida nestas últimas semanas. A esmagadora maioria precisou fazer muitas adaptações. Enquanto se discute sobre lockdown ou afrouxamento da quarentena, uma coisa é certa: as adaptações necessárias de imediato são a base para a característica que mais se valorizará no pós-crise: a capacidade de se reinventar. Se não éramos, precisaremos ser camaleões.

Pensando nessa necessidade e considerando que a maioria das pessoas tem forte resistência a mudanças, iniciamos uma discussão interna aqui na In Moving sobre as competências que os profissionais precisam aprimorar (ou desenvolver) neste momento, para serem esses camaleões perfeitos, com a agilidade que o mercado está pedindo desesperadamente.

Apresento então, as 10 competências que serão fundamentais daqui para frente:

1) Comunicação – saber se comunicar é fundamental. Para ser entendido é preciso comunicar-se corretamente (falar, escrever). Para entender os outros é preciso ouvir atentamente e fazer as perguntas corretas. Falta de clareza devido a falhas de comunicação, torna um time ineficiente e as chances de retrabalho (que geram custo) ficam enormes.

2) Criatividade – ver o cenário de outra forma, de outro ângulo. Arriscar, pensar fora da caixa. Buscar soluções antes inimaginadas. A criatividade brota das pessoas em tempos de crise: use-a a seu favor através de ótima comunicação (faça-se entender) e sempre acompanhada de pensamento crítico para validar.

3) Empatia – colocar-se no lugar do outro e tentar enxergar o problema/situação pelo lado oposto é um exercício nem sempre agradável. Porém, com a prática, torna-se saudável e eficiente para relações profissionais e pessoais.

4) Inter relacionamento – é a capacidade do profissional de fazer, manter, resgatar e fortalecer conexões. Para os não-digitais, tímidos e reservados de plantão: faça um esforço e vença esta difícil barreira, mesmo que precise pedir ajuda (estamos aqui para isso!). Este movimento gera e/ou expande a sua TEIA de conexões, que é, e sempre será, fundamental para a sua movimentação profissional.

5) Manter-se informado – vivemos em um mundo com uma velocidade incrível. É preciso acompanhar as questões locais e globais que envolvam inovação, educação, economia, política, meio ambiente, saúde, segurança. Você não precisa ser um expert em tudo, mas é imprescindível que saiba o que está acontecendo. Dedique um tempo por dia na absorção de informações de qualidade. Use esse conhecimento para olhar adiante e tomar decisões inteligentes.

6) Pensamento Crítico – analisar uma situação com olhar crítico e realista faz toda diferença. Essa análise pode salvar uma empresa, um emprego, um produto. Quando fazemos desta forma, abrimos o leque para pensar em outras formas de resolver o mesmo problema. Por isso, o pensamento crítico caminha de mãos dadas com a criatividade.

7) Rebeldia – as maiores mudanças de nossas vidas foram criadas e desenvolvidas por pessoas ousadas, cheias de coragem e rebeldia. Não se dar por satisfeito e ousar fazer diferente te dá um poder questionador incrível. Mas é importante lembrar que neste caso, rebeldia não é revolta ok?

8) Resiliência – em tempos de crise, a resiliência faz a diferença. Lidar com problemas sem se desesperar, com capacidade de fazer adaptações, não deixando a pressão te controlar e ainda sair inteiro (e pronto para o próximo problema) do outro lado. Exige prática, maturidade e um baita autoconhecimento.

9) Tomada de decisão – tomar decisões é uma grandeza profissional altamente valorizada em tempos de crise: conheça suas opções, decida-se por uma delas, conheça seus riscos, gerencie estes riscos. Tudo isso de forma ágil e assertiva. Das menores às mais complexas, as tomadas de decisão engrandecem os profissionais.

10) Visão Sistêmica – o que acontece depois de alguns segundos com o olhar focado em um objeto, sem piscar? A vista começa a embaçar, os olhos começam a lacrimejar e de repente, não estamos enxergando aquele objeto com a mesma nitidez. A vida sem visão sistêmica é isso. Focamos tanto em algumas certezas, que acabamos prejudicando muito nossa capacidade de enxergar o todo. Precisamos ter menos certezas nesta nova era, afinal, tudo é novo e ninguém sabe ao certo o que vai acontecer. Precisamos estar abertos, dispostos a olhar ao redor e a compreender o motivo de determinada decisão ter sido tomada. Precisamos entender todos os aspectos de um mesmo problema/trabalho/empresa. Essa visão ampla e desvinculada de precisões, nos torna mais abertos a soluções criativas e eficientes.

Reflita sobre essas 10 competências com verdadeiro interesse e tenha em mente que, daqui para frente, elas realmente farão a diferença em sua vida. É claro que existem outras a serem exploradas de acordo com a função que cada um exerce, mas cito acima as que de forma geral poderão agregar valor a todos os perfis.

O momento é tenso, eu sei. Mas aproveite-o para rever suas rotas, seus objetivos, analisar o seu caminho, se organizar, se qualificar. Aproveite o momento para se movimentar!


Featured Posts
Recent Posts